terça-feira, 9 de março de 2010

Gestão Ambiental


No livro ADMINISTRAR COM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA, publicado pelas Paulinas, reuni experiências e idéias em gestão ambiental a partir de consultorias que fiz a empresas no Brasil. A UFF (Universidade Federal Fluminense) também disponibiliza o conteúdo deste livro através de Curso à Distância.

Os ambientalistas devem ajudar numa parceria pró-ativa a aplicar os princípios ambientalistas à administração das empresas. Trata-se de um desafio de parte a parte, onde a primeira grande barreira a ser vencida é o preconceito. Tanto por parte daqueles ambientalistas que vêem em todo empresário um poluidor e degradador do ambiente, quanto por parte daqueles empresários que vêem em todo ambientalista um radical incompetente, incapaz de dar solução aos problemas que aponta.

Embora as críticas de parte a parte devam continuar, e até mostrem-se produtivas ao estimular a busca pela melhoria contínua, parece provável que já estejamos bem adiantados num novo período em que todos os interessados buscam minimizar os impactos da tecnologia industrial sempre que é possível mudar, em vez de simplesmente procurar culpados.

O sucesso de longo prazo da Política Ambiental está intimamente ligado a sua capacidade de envolver o pessoal de escalões inferiores na consecução de seus objetivos. Isso só pode acontecer se o interesse da alta direção for autêntico e contínuo. Logo, declarações por escrito de políticas aprovadas pela Diretoria são uma indicação de apoio, porém sinais informais são igualmente importantes, como participação nas reuniões com a equipe responsável pela implantação da Política Ambiental, solução rápida e efetiva dos problemas.

Segundo pesquisa da Symnetics, com empresas de faturamento entre R$ 200 milhões e R$ 500 milhões, planos estratégicos da empresa, como a Política Ambiental, acabam ficando mais na cabeça da alta administração, que não consegue passar o recado para os seus subordinados. E até mesmo na alta administração das companhias, há quem não saiba traduzir a mensagem do Presidente. A pesquisa apontou que 5% da alta administração não sabem qual a visão de futuro da empresa. Descendo na estrutura hierárquica, a miopia se acentua. O estudo indica que 14% da média gerência sequer entendem o planejamento da empresa e 48% tem uma compreensão mediana. No nível operacional, a situação é ainda pior. A pesquisa constatou que 38% dos operários não têm idéia de quais sejam as metas futuras da organização e 43% têm uma vaga idéia do que se trata.

A solução é investir em programas de conscientização e sensibilização dos funcionários para as políticas da empresa, especialmente a ambiental, já que consciência ambiental não se dá por portaria ou de cima para baixo, mas de dentro para fora. Neste sentido, não basta implantar uma boa Política Ambiental ou obter a ISO 14.001. É preciso, antes, estimular e sensibilizar os funcionários, prestadores de serviços e fornecedores a desejarem ‘ecologizar’ o trabalho, não por que a direção da empresa quer ou determinou, mas por que a adoção de princípios ambientais pode ser uma oportunidade para que os trabalhadores possam dar uma contribuição concreta, em seu próprio ambiente de trabalho, para a melhoria das condições do Planeta. Mais que uma exigência da Direção, portanto, é uma oportunidade da qual os trabalhadores poderão se orgulhar junto a sua família e à comunidade, ao se revelarem os resultados positivos do trabalho ambiental desenvolvido na empresa. Neste sentido, vale a pena todo o esforço da Empresa para sensibilizar e mobilizar seus funcionários, tais como palestras com ambientalistas, distribuição gratuita de assinaturas de jornais especializados em meio ambiente, encontros com escritores para autógrafos a livros com tema ambiental, distribuição de boletins por intranet ou fotocópia com informações sobre a Política de Gestão Ambiental, entre outras iniciativas.

“Foi com grande alegria que soube da escolha do Vilmar para o Global 500, sem dúvida o maior reconhecimento internacional para os que atuam defendendo as causas do meio ambiente. Sem dúvida a escolha foi merecida. O trabalho didático, pioneiro e de excepcional qualidade e atualidade a frente dos veículos de comunicação que edita e as suas idéias mais do que atuais sobre como devemos atuar no desenvolvimento sustentável foram agora reconhecidos, e como! Nada mais justo.” - Alexandre Nogueira, assessor de Segurança e Meio Ambiente das Indústrias Nucleares do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por seu comentário!
Um abração do
Vilmar