quarta-feira, 10 de março de 2010

Café com FHC



O tema principal do café da manhã do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso com os ambientalistas foi a mata atlântica, no Palácio Rio Negro, em Petrópolis (RJ), quando lemos e entregamos uma carta com reivindicações para a proteção da Mata Atlântica, comprovadamente o ecossistema mais rico em árvores do planeta segundo estudo da bióloga Luciana Dias Thomaz, da UNESP, de Rio Claro-SP. Na Estação Ecológica de Santa Lúcia, no Espírito Santo, ela comprovou que, em apenas um hectare de floresta, foram encontradas 476 espécies de árvores, entre as quais cinco espécies e (possivelmente) um gênero novo para a ciência, que estão sendo agora descritos. A pesquisa estabeleceu um novo recorde mundial. O anterior, de 450 espécies em um hectare também era da Mata Atlântica, só que no sul da Bahia.

A reunião valeu, pois conseguimos que fossem atendidas algumas de nossas reivindicações como, por exemplo, a inclusão da Mata Atlântica no Programa Piloto Para a Conservação das Florestas Tropicais Brasileiras, o chamado PP-G7. Muito mais que os R$ 12 milhões de reais anunciados na ocasião, a disposição do Presidente para dialogar com os ambientalistas revelou uma mudança significativa de postura do Governo Federal em relação não só à Mata Atlântica, mas principalmente, às ONGs (Organizações Não-Governamentais) ambientalistas. O Presidente Fernando Henrique anunciou inclusive que já havia determinado os estudos para eliminar burocracias e viabilizar o trabalho conjunto com as ONGs.

Meu filho, Gustavo Berna, então com 16 anos, também participou do encontro com o Presidente e, na saída, bateu a foto dos participantes. Da esquerda para a direita: João de Orleans e Bragança, representando a ONG Parque das Ilhas (Paraty, RJ); professor Airton de Barros, coordenador do Projeto Managé/UFF, Fernanda Colagrossi, representante das ONGs da Região Sudeste no CONAMA e presidente da APANDE, ONG sediada em Petrópolis; Clayton F. Lino, coordenador técnico do Conselho Nacional da Reserva da Biofera da Mata Atlântica; Rui Rocha, do IESB - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais do Sul da Bahia; Luiz Paulo de Souza Pinto, coordenador de projetos da ONG Conservation International; ao lado dele o representante do Deputado Fábio Feldmann, Secretário Estadual de Meio Ambiente de São Paulo; à frente, Aspásia Camargo, secretária executiva do Ministério do Meio Ambiente, abraçada pelo Embaixador Sérgio Amaral, Secretário de Comunicação Social da Presidência da República; José Pedro Costa, coordenador do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; Gisela, representante da ONG Biodiversitas; Samyra Cresppo, do ISER; Vilmar Berna, presidente da ONG Defensores da Terra e editor do Jornal do Meio Ambiente; Clóvis Ricardo S. Borges, diretor da SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Silvestre; Eduardo Martins, presidente do IBAMA; e Maria de Lourdes Nunes, a Malu, da Fundação “O Boticário”. Também participaram do encontro, mas não aparecem na foto: Almirante Ibsen Câmara, representante da FBCN; Alfredo Sirkis, representando a ONG Onda Azul; Mário Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica e o Ex-Secretário Estadual de Meio Ambiente, embaixador Flávio Perri, atual Secretário Estadual de Projetos Especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigado por seu comentário!
Um abração do
Vilmar